terça-feira, 17 de maio de 2011

Os 20 melhores carros de nossa infância



Se você tem entre 20 e 30 anos, com certeza um dos carros dessa lista aqui foi seu sonho de infância, com pôsters nas paredes do seu quarto, recortes de revista pelo fichário (podia ser caderno ou agenda também) e discussão entre seus amigos, isso sem falar no Super Trunfo!




Como estou nostálgico nessa sexta-feira de céu azul, montei uma lista com os 20 carros dos sonhos de nossas infâncias, e claro, não deixei de mencionar um brasileiro… Vai ter gente que vai ver a foto do carro e pensar: Nossa! Verdade…



Produzido entre 1974 e 1990, esse é o carro que todo garoto já sonhou em ter. 5 em cada 10 carrinhos de brinquedo eram baseados no design revolucionário do Countach. Fora que era um dos super-esportivos mais rápidos que existiam na época, com seu motor 5,2L 12 cilindros. Além disso, quem não se lembra do filme Fuga Mortal, com Dolph Lundgren? Uma dessas contra uma F40. Memorável! Cerca de 2.000 unidades foram produzidas.

Sucessor do Countach, é um dos raros casos em quem o sucessor se torna mais clássico do que o carro que substituiu. Produzido de 1990 à 2001, a evolução do motor era notória, e agora o touro chegava aos 100km/h em cerca de 4 segundos e atingia uma velocidade máxima de 325km/h, números mais do que respeitáveis até hoje.

3 – Ferrari 512 Testarossa
Motor 12 cilindros traseiro, vermelha, mais baixa que o Tato da Ilha da Fantasia… Ferrari clássica desenhada pelo Studio Pininfarina de design, foi produzida de 1984 à 1991. Foram produzidas mais de 10.000 unidades dessa Ferrari de motor V12 de 390HP, que chegava aos 286km/h.

Descendente direta da 250 GTO, poucas Ferraris podem ostentar o GTO como sobrenome. Isso significa que o carro não é pra brincadeira. Basta dizer que foi baseada nesse carro que a Ferrari F40 foi desenvolvida.

Há quem não se lembre desse carro pois sua existência foi ofuscada pelo modelo citado acima, mas era sonho de muita gente. O GTO do nome quer dizer Gran Turismo Omolagatta, que quer dizer que foi criada apenas para homologar o modelo de competição dessa GTO (a GTO Evoluzione) para o recém-criado Grupo B de carros turismo, da FIA. Foram construídos pouco mais de 200 unidades entre os anos de 1984 e 1985.

Sua velocidade máxima era de 306km/h em um motor V8 biturbo, que na versão de competição atingia incríveis 362km/h! Haja coração.

Totalmente revolucionária, essa Ferrari utilizava amplamente os conhecimentos da Ferrari adquiridos em todos os seus anos de Fórmula 1. Isso foi mais do que suficiente para criar um dos carros mais brutais de todos os tempos. Seu motor V8 biturbo rendia 478HP e impulsionava esse foguete aos 100km/h em menos de 4 segundos (3,9s) e atingia a máxima de 325km/h.

Seu desenho povoa ainda o imaginário de muito marmanjo… inclusive o meu!

6 – DeLorean DMC-12
O carro da franquia do cinema “De Volta para o Futuro”. É preciso dizer muito mais?

Pouca gente sabe que era fabricado na Irlanda do Norte. Fabricado entre 1981 e 1982, utilizava um motor Peugeot/Volvo V6 que não fazia justiça com seu desenho e o que o carro merecia. Sua corroceria era totalmente feita em aço inox, o que garantia que o carro não enferrujaria. Hoje vale mais de 150.000 dólares!

A empresa faliu devido ao envolvimento de seu dono com o tráfico de cocaína. Porém, dois empresários norte-americanos compraram os direitos de produção e o ferramental da fábrica após a morte de seu fundador, e iniciaram a produção do modelo novamente em 2009.

Herbie era um Volkswagen Sedan 1963 (Fusca para nós e Beetle para os americanos) que foi protagonista de diversos filmes. O simpático Fusquinha na cor branco pérola com sua inconfundíveis faixas azul e vermelha e seu número 53 tinha vida própria nos filmes e ganhava corridas de carros muito mais potentes, além de tirar seus pilotos de enrascadas.

O Corvette é o maior ícone da indústria automobilística norte-americana. Fabricado desde 1953, hoje está na sua 6° geração, chamada de C6. Porém, o carro emblemático da nossa infância era o C4, quarta geração, nascido em 1984. Principalmente se for a versão mais brava de todas, a ZR-1.

O ZR-1 era o mais rápido Corvette já produzido até então, com seu motor LT1 de 405cv e velocidade máxima de 290km/h. Seu faróis escamoteáveis e as lanternas traseiras em pares eram pura pornografia.

Encontre um garoto que nunca sonhou em ter o mítico carro americano de motor V8 com a águia em chamas pintada no capô. Encontrou? Não né… O modelo 77 foi utilizado por Burt Reynolds no filme Agarra-me se Puderes (Smokey and the Bandit).

Outro modelo, de 1982, era o K.I.T.T, ou simplesmente, a Super Máquina do seriado.

10 – Lotus Esprit
Um esportivo inglês longevo (fabricado de 1976 à 2004), utilizou o motor V8 biturbo da Lotus, desenvolvido com tecnologia de Fórmula 1.

Além disso, era o carro de James Bond em 007 O Espião que me amava e 007 Somente para seus olhos, ambos vividos por Roger Moore. Precisa de mais alguma coisa pra figurar nessa lista?

11 – BMW M1
Primeiro e único carro da BMW com motor central, foi desenhado pelo estúdio italiano de Giorgetto Giugiaro, um mago do design.

Seu motor de 6 cilindros em linha rendia 277cv. Parece pouco, mas foi mais do que suficiente para que o carro fizesse sucesso nas pistas e nos rallys. E quem não se lembra do carrinho de controle remoto Pegasus, da Estrela, nos anos 80?

12 – Porsche 959
Criado para o extinto e mortal Grupo B de rally, o 959 tinha um design mais agressivo que o 911. Seu sistema de tração nas 4 rodas computadorizado foi parar nos modelos atuais da Porsche. Venceu o Rally Paris-Dakar em 1986, feito esse que deu à Porsche a marca de ser a única fábrica de carros a ter vencido corridas e campeonatos em todas as categorias e competições que participou.

O Nazca C2 era um estudo de design do estúdio ItalDesign, do italiano Giorgetto Giugiaro. Apesar de ser um protótipo, este BMW tinha motor funcional V12 de 380cv, que aliado ao design aerodinâmico o faziam ultrapassar os 300km/h e acelerar de 0 à 100km/h em apenas 4,2s.

A Bugatti hoje é conhecida por produzir o carro mais rápido do mundo atualmente, o Veyron. E algo não muito diferente acontecia no início dos anos 90, quando a Bugatti produziu o EB 110. Seu motor V12 com 4 turbos (isso mesmo, 4!) atingia a potência de 561cv e o fazia acelerar de 0 à 100km/h em apenas 3,4s. e atingir os 343km/h.

Seu nome é uma homenagem aos 110 anos que Ettore Bugatti, fundador da marca, faria no ano de seu lançamento, em 1991. Michael Schumacher comprou um EB 110SS amarelo (o SS indicava uma versão ainda mais brutal, com 611cv).

15 – Ford GT90
Mais um protótipo a lista, o Ford GT90 trazia o padrão de desenho mundial da Ford em 1995, ano de sua apresentação, o New Edge. Seu motor era um V12 com 4 turbos e 6 litros, que rendiam 730cv! Atingia os 378km/h e levava apenas 3,1s. para chegar aos 100km/h. Seu nome é uma homenagem ao carro da Ford campeão de diversas competições de turismo, como as 24 horas de Le Mans (Ford GT40).

16 – McLaren F1
A McLaren ia muito bem nas pistas no final do anos 80 e começo dos anos 90, com os títulos de Ayrton Senna e Alain Prost. Decidiu então fazer uma afronta à Ferrari e produzir um carro de rua mais rápido. E conseguiu…

Fabricado de 1991 à 1998, bateu o recorde de velocidade, atingindo 386,5km/h. Esse recorde foi batido apenas em 2005! Foi projetado pelo gênio Gordon Murray, criador dos vencedores McLaren de Ayrton Senna na Fórmula 1. Utilizava um motor BMW V12 de 627cv.


17 – Jaguar XJ220
O felino acima foi fabricado entre 1988 e 1994 e apenas 35 unidades foram produzidas. Foi detentor do recorde de carro mais rápido do mundo até o surgimento do McLaren F1, atingindo 350km/h.

Apesar de seu tamanho imponente e ao grande desempenho, seu motor era um V6. Para atingir tal desempenho, esse motor era biturbo. Dá dor no coração quando vemos esse carro abandonado em Dubai…


18 – Audi Quattro
Outro carro nascido para homologar o modelo de competição do Grupo B de rally. Seu motor 2.1 de 5 cilindros rendia mais de 500cv com o auxílio de um turbocompressor. Sua tração era soberba, acelerando do zero aos 100km/h em menos de 3s.

Foi ao volante de uma das 220 unidades fabricadas que Michele Mouton se tornou a primeira mulher a vencer o Rallye Sanremo. Infelizmente, o Grupo B de Rallye foi banido no final de 1986, após alguns trágicos acidentes com os carros extremamente potentes da categoria.


Outro remanescente do finado Grupo B de Rallye, seu motor de 4 cilindros turbinado rendia pouco menos do que o Audi Quattro, porém era mais leve, o que o fez ser um grande rival nas competições. Só que tinha um detalhe a mais: o incrível design italiano, sedutor.



Literalmente Caminhão Monstro. Chegando a medir mais de 5 metros de altura e com motores que rendem até 2.000cv, fica fácil entender a adoração que esses monstros possuem, principalmente nas competições onde fazem saltos enormes sobre carros, ônibus e o que mais existir no seu caminho.


Brasileiro – Chevrolet Calibra


Baseado na primeira geração do Vectra, foi fabricado de 1989 à 1997. Seu motor no Brasil, da versão GSi, era um 2.0 16v de 150cv que, juntamente com seu coeficiente aerodinâmico de apenas 0,26, atingia os 100km/h em apenas 8,5s e velocidade máxima acima dos 200km/h.

Foram vendidos pouco mais de 1.500 unidades no Brasil. Na Europa, esse modelo fez sucesso no campeonato alemão de turismo, o famoso DTM.



Em: 6 de Maio de 2011

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