quarta-feira, 20 de abril de 2011

Veja como regular o farol do seu carro


Carro precisa estar parado em um local plano e com os pneus calibrados.
Proprietário deve ficar atento ao tipo de lâmpada que pretende equipar o veículo.


Facho de referência para a regulagem do farol é sempre o baixo (Foto: Divulgação)
Para quem tem garagem ampla e plana, a verificação é mais fácil e pode ser feita em casa. O facho de referência para a regulagem do farol é sempre o baixo e, portanto, deve iluminar para baixo. Faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente.
 

Para uma rápida verificação, o motorista pode seguir o seguinte processo, de acordo com o engenheiro Lázaro Moraes, da Nino Faróis:

  Para checar a regulagem
1. À noite, em uma pista plana, com o facho baixo aceso e não a lanterna (à noite, muitos acendem somente as luzes de posicionamento), repare no facho projetado em um veículo que está à frente.

2. O facho baixo define claramente uma linha horizontal do lado esquerdo e uma linha inclinada para cima do lado direito. Esta iluminação é projetada na parte de baixo e sem iluminação na parte de cima.

3. Tanto o farol do lado esquerdo como o farol do lado direito iluminam da mesma forma, ou seja, com inclinação para cima do lado direito da pista, onde ficam o acostamento e as placas.

4. Observe primeiro as linhas horizontais, sendo que ambas devem estar alinhadas. Uma mais alta que a outra indica que o farol está desregulado. O correto é que as duas linhas estejam projetadas levemente para baixo.

5. Quando o veículo da frente andar, note se a linha do facho se desloca para baixo. Se subir ou manter-se alinhado torna-se necessário regulá-lo.

 Como regular
1. Com o carro parado em um local plano e com os pneus calibrados, faça uma marca na parede com as medidas dos centros dos faróis, esquerdo e direito, com a distância exata até o solo.

2. Recue o veículo para trás o máximo possível sem girar a direção. A distância mínima de recuo é de três metros, mas a ideal é de cinco metros.

3. Uma outra marca deve ser feita, descendo um centímetro da marca original para cada metro recuado.

4. Em duas folhas de papel sulfite, faça uma linha horizontal do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.

5. Cole o papel de maneira que o vértice da linha desenhada fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas são as referências exatas para a regulagem do farol.

6. Acenda o facho baixo e localize os parafusos de regulagem.

7. Em cada farol existem sempre dois parafusos: um para a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.



Lâmpadas de xenônio são azuladas e têm menor consumo de enrgia

Tipos de lâmpadas
A recomendação dos especialistas é que a lâmpada trocada seja sempre original. Entretanto, o proprietário do veículo deve ficar atento ao tipo de lâmpada que pretende equipar o carro, que pode ser incandescente (convencional), incandescente halógena e de xenônio (xênon). O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que a potência elétrica máxima de uma lâmpada automotiva deve ser de 68W.

Mais modernas, as lâmpadas de xenônio costumam equipar de fábrica os carros importados. Esse tipo de lâmpada tem 35W, porque usa o gás xenônio para produzir a luminosidade, por isso o tom é azulado. O consumo de energia é até 36% menor do que as dos outros tipos.

Por: Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo
Publicado em: 07/04/2008

Um comentário:

  1. Amigo, bem lembrado a questão da regulagem dos farois, é impressionante a quantidade de carros rodando com farol desregulado, ofuscando os outros e iluminando o topo das arvores (e não a pista)...

    Mas, a melhor recomendação é levar o carro pra regular num lugar especializado (auto-centers em geral) com o equipamento adequado (um prisma com gabarito)

    Sobre o tipo de lampada, o correto é usar sempre a original! Para cada tipo de lampada tem um refletor especifico... colocar uma lampada xenon num projetor de lampada halogena vai causar ofuscamento (independente de regulagem!)
    Note que o farol do focus da sua reportagem tem lampada xenon e o refletor é diferente do focus vendido no Brasil com lampada halogena!

    Alem disso, a lampada xenon não é necessariamente azulada... temos xenon em diversas temperaturas de cor, desde 3000K (amarelada como as halogenas originais) até 10000K (roxas e que iluminam pouco)... Xenon original fica entre 3500 e 4500K no maximo 5000K... e nos farois de neblina usa-se 3000K SEMPRE! (e pensar que tem maluco que poe xenon 10000K no farol de neblina e o resultado é não enxergar nada nem na chuva nem na neblina!)...

    Tenho mais algumas dicas no meu blog (http://caldeiramotors.blogspot.com/2010/12/voce-sabe-usar-as-luzes-do-seu-carro.html)

    Abs

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